Multimédia
Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo
menos um tipo de média estática seja este texto, fotografia
ou gráfico, com pelo menos um tipo de média
dinâmica: vídeo, áudio
e animação. Quando se afirma que a apresentação ou recuperação
da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um
sentido humano está envolvido no processo, como por exemplo:
àSom - voz humana, música, efeitos
especiais
àFotografia - imagem estática
àVídeo - imagens em pleno movimento
àAnimação - desenho animado
àGráficos
àTextos - incluindo números, tabelas, etc.
O termo multimédia refere-se portanto a
tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar
conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes
para grandes volumes de dados, os discos
ópticos como os CDs(CD-ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs, abrange
também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos/ficheiros
digitais para a criação de apresentações empresariais, catálogos de
produtos,exposição de eventos e para catálogos eletrónicos com mais facilidade
e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de
tecnologia abrange diversas áreas de informática.
Em latim "media" é o plural de "medium", pelo que o termo
"multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.
Tipos de Multimédia Dinâmica
Também
designados por contínuos ou temporais, na medida em que a sua apresentação
evolui no tempo, podendo envolver ambas as dimensões em simultâneo como é o
caso do vídeo digital e da animação. Ou seja, agrupam elementos de informação
dependentes do tempo.
Os tipos
de media dinâmicos incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação
exige uma representação contínua ao longo do tempo, ou seja, o tempo faz parte
do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a
sequência dos elementos que constituem o conteúdo for modificada, o significado
do conteúdo também se altera.
àÁudio – CD’s de música, jogos electrónicos, páginas Web.
Pode ser analógico, como o caso das cassetes e do disco vinil ou digital. Dentro
do digital, este pode ser obtido por digitalização, a partir de fontes sonoras
ou directamente, onde os ficheiros apenas guardam a informação do áudio a ser
reproduzido.
à
Vídeo – Existem dois tipos de vídeo, o digital, como por exemplo, os
DVDs, ou analógico, como as cassetes VHS.
É um movimento
contínuo de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotografias ou
frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate.
àAnimação
– É um movimento contínuo de um conjunto de gráficos, no formato digital, que
vão sofrendo alterações ao longo do tempo, como por exemplo, desenhos animados.
à
Espaço Virtual – como é o caso
dos videojogos ou espaços virtuais.
Tipos de Media
Estáticos
Também se designam por discretos ou
espaciais, na medida em que a sua apresentação envolve apenas a dimensão
espacial.
Os tipos de media estáticos são,
portanto, constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que
apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto ou
modelos gráficos. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência
ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Dentro
destes temos:
àTipografia
que são os textos dactilografados, ou seja, as máquinas de escrever;
àTexto
como por exemplo livros, jornais, revistas, mensagens SMS e o correio
electrónico ou email;
àHipertexto
são textos com ligações ou links, presente nas páginas da internet, geralmente
em conjunto com imagens, áudio ou vídeo;
àImagens
são obtidas por câmaras fotográficas digitais, podem também resultar de
fotografias convencionais passadas para o computador através de periféricos
como por exemplo o scanner, cabo de
dados e cartões de memória;
à
Gráficos são desenhos ou
esquemas constituídos por formas geométricas, por exemplo, as plantas de uma
casa.
Origem
àCapturados , aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
àSintetizados, aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos, como por exemplo Photoshop. GIMP, entre outros.
Divulgação
Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
àOnline – onde a sua divulgação significa a disponibilidade de uso
imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da
utilização de uma rede informática local ou da World Wide Web.
àOffline – onde por sua vez a divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada
através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do
tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do
tipo óptico, como o CD ou o DVD.Em Suma:
Sem comentários:
Enviar um comentário