segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Multimédia

Multimédia



Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática seja este textofotografia ou gráfico, com pelo menos um tipo de média dinâmica: vídeoáudioanimação. Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, como por exemplo:

àSom - voz humanamúsicaefeitos especiais
àFotografia - imagem estática
àVídeo - imagens em pleno movimento
àAnimação - desenho animado
àGráficos
àTextos - incluindo númerostabelas, etc.

O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs(CD-ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs, abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos/ficheiros digitais para a criação de apresentações empresariais, catálogos de produtos,exposição de eventos e para catálogos eletrónicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visãoaudição e tacto este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática.
Em latim "media" é o plural de "medium", pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.

Tipos de Multimédia  Dinâmica
Também designados por contínuos ou temporais, na medida em que a sua apresentação evolui no tempo, podendo envolver ambas as dimensões em simultâneo como é o caso do vídeo digital e da animação. Ou seja, agrupam elementos de informação dependentes do tempo.
Os tipos de media dinâmicos incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma representação contínua ao longo do tempo, ou seja, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo for modificada, o significado do conteúdo também se altera.

àÁudio – CD’s de música, jogos electrónicos, páginas Web. Pode ser analógico, como o caso das cassetes e do disco vinil ou digital. Dentro do digital, este pode ser obtido por digitalização, a partir de fontes sonoras ou directamente, onde os ficheiros apenas guardam a informação do áudio a ser reproduzido.
à Vídeo – Existem dois tipos de vídeo, o digital, como por exemplo, os DVDs, ou analógico, como as cassetes VHS.
É um movimento contínuo de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotografias ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate.
àAnimação – É um movimento contínuo de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo, como por exemplo, desenhos animados.
à Espaço Virtual – como é o caso dos videojogos ou espaços virtuais.




Tipos de Media Estáticos
       Também se designam por discretos ou espaciais, na medida em que a sua apresentação envolve apenas a dimensão espacial.
       Os tipos de media estáticos são, portanto, constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto ou modelos gráficos. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Dentro destes temos:
àTipografia que são os textos dactilografados, ou seja,  as máquinas de escrever;
àTexto como por exemplo livros, jornais, revistas, mensagens SMS e o correio electrónico ou email;
àHipertexto são textos com ligações ou links, presente nas páginas da internet, geralmente em conjunto com imagens, áudio ou vídeo;
àImagens são obtidas por câmaras fotográficas digitais, podem também resultar de fotografias convencionais passadas para o computador através de periféricos como por exemplo o scanner,  cabo de dados e cartões de memória;
à Gráficos  são desenhos ou esquemas constituídos por formas geométricas, por exemplo, as plantas de uma casa.

Origem

àCapturados ,  aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;

àSintetizados, aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos, como por exemplo Photoshop. GIMP, entre outros.


Divulgação

Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
àOnline – onde a sua divulgação  significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da World Wide Web.
àOffline – onde  por sua vez a divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, como o CD ou o DVD.


Em Suma:

Sem comentários:

Enviar um comentário