segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Linearidade

A linearidade é um sistema passivo de multimédia que pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação, instrução, suporte e entretenimento que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a ação se desenrola.

Vantagens
A linearidade é muito mais objectiva, dando ao utilizador apenas o que ele precisa. Desta forma o utilizador recebe a informação desejada de uma forma mais rápida, não perdendo tempo com periféricos.

Desvantagens:
A linearidade torna-se muito mais monótona para o utilizador do que a não linearidade. Pode também ser mais difícil para o utilizador aprender a utilizar a linearidade pois não tendo interacção com a máquina não lhe é tão fácil aprender, estando limitado a assistir.

Ex:
Um espectador de televisão não pode alterar a sequência da apresentação, embora possa alterar certas definições como o volume e a luz, está limitado apenas a assistir ao que é transmitido. Apesar da evolução das tecnologias de TV tenha tornado possível ao espectador visualizar aspectos como o resultado de um jogo de futebol ou a disposição da equipa em campo de um jogo que esteja a ser transmitido continua limitado a apenas ver o jogo sem poder decidir o resultado. 


Não-Linearidade:
É um sistema com um nível de transferência de informação mais elevado onde o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia. Ainda assim, pode interagir com ele e decidir o desenrolar da apresentação, tendo a possibilidade de optar pela manipulação de diferentes conteúdos.

Vantagens:
A não-linearidade torna a aprendizagem mais fácil para o utilizador, pois ele interage com o computador e com o que está a aprender. Resumidamente “é a fazer que se aprende”.

Desvantagens:
Pode ser mais confuso para o utilizador interagir num ambiente não-linear, podendo “perder-se” no sistema, devido a ser ele que escolhe um de vários caminhos que tem à sua disposição.

Ex:
"Um dos maiores desafios do software educativo multimédia é o seu potencial modo não-linear de tratar a informação que fortemente contrasta com o processo tradicional de ensinar e aprender passo.


Sem comentários:

Enviar um comentário